Contamos com dois espaços para laboratório, um com 60 metros quadrados e outro em torno dos 20 metros quadrados.
O laboratório tem como objetivo trabalhar tanto na área de tecnologia de plasma como também nos estudos ligados a fusão termonuclear controlada, agora que temos o TOKAMAK NOVA. Tanto no aspecto experimental como teórico no que tange a física e a tecnologia de plasmas.

Contamos hoje com quatro montagens experimentais:

- Sistema descarga em barreira dielétrica - DBD - doado pelo Prof. Machida - (temos interações com: Física Médica, Química e Biologia)
- Sistema de arco deslizante - GAD (possíveis interações: Física e Química)
- Sistema de plasma spray - Plasma Térmico (temos interações com: Física, engenharia mecânica - materiais e uma empresa)
- Sistema de descarga glow para estudos em modificação de superfícies e possíveis estudos de deposição de filmes fino em gaiolas catódicas. (possíveis interações: Física, Eng. Mecânica, Materiais e Eng. De Alimentos)

Com a vinda do TOKAMAK NOVA da UNICAMP, iremos iniciar uma nova área no nosso laboratório, a de fusão termonuclear controlada.

Pretendemos que este laboratório seja multi usuário, com a participação de outras instituições de ensino superior como também de outras áreas (Biologia, Química e Engenharias).

 

Responsável pelo laboratório: Prof. Dr. Magno Pinto Collares

Material adicional: Clique aqui.